* As apostas podem ser feitas até o último minuto antes qualifying no campo "Comentários" destinado a etapa.
** A aposta deverá conter: o poleposition, o dono da volta mais rápida e os 10 pilotos que marcam pontos na ordem (1-10).
Pole = 10 pontos / VR = 10 pontos / Cada acerto = 10 pontos (que pode se tornar 20 caso esteja em sequência)
BOA SORTE & BOA APOSTA!!!
**** Novos participantes podem entrar a qualquer tempo. PARTICIPE !!! ( Não há prêmios apenas diversão!!! )
INFORMATIVO BANNER:
D. Ricciardo (Red Bull) D. Kvyat (Red Bull) S. Vettel (Ferrari) K. Haikkonen (Ferrari) F. Alonso (Mclaren)
J. Button (Mclaren) R. Grosjean (Lotus) P. Maldonado (Lotus) N. Rosberg (Mercedes) L. Hamilton (Mercedes)
F. Nasr(Sauber) M. Ericsson (Sauber) N. Hulkenberg(Force India) S. Perez (Force India) F. Massa (Williams)
V. Bottas (Williams) C. Sainz Jr. (STR) M. Verstappen (STR) R. Merini (Manor) W. Stevens (Manor)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Resultados de 2015


A temporada de 2016 já vai começar neste próximo final de semana.

Mas antes, vamos ver e analisar o resultado do Super Bolão de F1 de 2015.

Eis a tabela geral com as pontuações em cada etapa e a classificação geral!



Primeiro, revendo a tabela de palpites da última corrida de 2015 em Abu Dabi.



A média de pontos foi baixa (24), havendo quem nem mesmo acertou nada (Ingrid Caldas), embora tivemos a ótima participação de 6 pessoas registando seus palpites. 
Outro detalhe curioso foi que quem teria marcado mais pontos, com reaproveitamento de palpites, teria sido Carlos Santos, o lanterninha da classificação geral (junto com André Ribeiro), mas estes 70 pontos não foram computados porque ultrapassou a quantidade de reaproveitamentos permitidos sem renovação de palpite, de acordo com a regra vigente. 
Então o posto de melhor palpiteiro da rodada ficou para João Marcelo, com 60 pontos, também com reaproveitamento de palpites feitos na rodada anterior. 
Dos palpiteiros da rodada, empataram com mais pontos Victor Serran e Ana Cecília, ambos com 50 pontos.

Porém estes pontos conquistados por João Marcelo foram apenas 10 pontos a mais de Ana Cecília, e não foram suficientes para alcançá-la, e assim ela se sagrou CAMPEàdeste Super Bolão de F1 pela TERCEIRA VEZ consecutiva!!
João Marcelo ficou como VICE-CAMPEÃO, o que pode ser considerado um feito extraordinário, pois foi sua primeira temporada e ele entrou atrasado, uma prova a menos. Isto poderia ter feito diferença se tivesse bem pontuado... 
A diferença entre a Campeã e o Vice foi de 40 pontos; a média de pontos de todos os participantes na primeira prova foi de 34 pontos; a média de pontos tanto de Ana Cecília quanto de João Marcelo ao longo de todas as corridas foi de 38 pontos. Assim, conjecturando, esta poderíamos ter um empate técnico na liderança e um final de campeonato acirradíssimo.

Assim ficou o resultado final:
 1º 730 pts - Ana Cecília 01
 2º 690 pts - João Marcelo 12
 3º 580 pts - André Martin 06
 4º 550 pts - Christian 04
 5º 520 pts - Sinclair Iyama 11
 6º 510 pts - Fernando Rossi 14
 7º 480 pts - Jacinto Ribeiro 07
 8º 470 pts - Flavio Ribeiro 03
 9º 430 pts - Ingrid Caldas 13
10º 380 pts - Carlos Santos 10
11º 380 pts - André Ribeiro 09

Comparando a performance de cada um em relação à temporada passada, cujos números após os nomes registram sua posição de chegada em 2014, temos:
- Ana Cecília repetiu a dose, em 1º lugar. Parabéns!!!
- João Marcelo, melhor "rookie" (iniciante) e terminou em 2º lugar, colado à campeã. Brilhante!
- André Martin conseguiu subir ao pódio, em 3º lugar, pela primeira vez, melhorou 4 posições!
- Christian manteve seu resultado anterior, em 4º lugar, mais por conta de não ter participado por várias provas, porque seu desempenho inicial os mantinha entre os primeiros; muito possivelmente estaria disputando o campeonato, não fosse esse "branco" de pontos no meio da temporada.
- Outro que manteve um comportamento similar ao de Christian foi Jacinto Ribeiro, que nestas duas temporadas manteve o 7º lugar, porém também devido ao "abandono" de palpites a partir do meio da temporada, até então sua performance era de ponta! Detém a marca de melhor média de pontos por prova em que participou.
- Flavio Ribeiro, idealizador e organizador desta brincadeira, era 3º no ano passado e neste ano amargou um 8º lugar no compto geral dos pontos. Isso foi devido a uma das piores médias de pontos por partida (25, a segunda dentre as piores, contra os 40 e 38 pontos médios máximos). Curiosamente, Flavio Ribeiro foi também quem conseguiu obter a maior pontuação numa corrida (140) em todas as provas desta temporada! (mas "zerou" três vezes)
- Destaque para Sinclair Iyama e Fernando Rossi, que vindo lá do fundão conseguiram terminar no pelotão do meio, terminando em 5º e 6º respectivamente, entre 11 participantes neste ano.

Eis o quadro da dança das posições que cada um realizou ao longo das provas.



Uma estatística nessa pontuação geral temos que fazer 20 pontos foi o mais comum (48 vezes), seguido de perto por 10 pontos (pontuação mínima, 44 vezes). São pontuações bem baixas, entretanto as de maior incidência. Em seguida aparecem como mais freqüentes os 30 pontos (ocorridos 20 vezes) e 40 pontos (12 vezes), respectivamente, e empatados com 10 ocorrências cada 0 (nenhum), 50 e 60 pontos.



Ainda olhando para a tabela geral, constatamos que o GP da China, terceira prova, foi a que mais os participantes acertaram, conseguindo a maior média de pontos numa prova (76) e maior pontuação somada (760).
E a de pior rendimento foi o GP de Cingapura, com uma média geral de 11 pontos, somando a prova apenas 80 pontos.



Interessante observar que desta vez não tivemos empates nos resultados, exceto na lanterna. 
E que as posições foram relativamente equidistantes, com pequena diferença entre 10 e 40 pontos separando uns dos outros, exceto do segundo para terceiro lugares em que a diferença foi um salto de 110 pontos. Comparativamente, foi como se duas Mercedes brigassem sozinhas pelas primeiras posições.
Ou seja, se houvesse mais uma corrida, o resultado final poderia ser diferente.
A média de pontos geral no bolão por pessoa e por GP foi de 31 pontos.
Quem chegou na frente no topo da classificação, Ana Cecília e João Marcelo, fez em média 38 pontos por GP. Curiosamente, a maior média de 40 pontos foi de Jacinto Ribeiro mas parou de computar nos 7 últimos GPs; se mantivesse a média, teria sido o campeão, hipoteticamente.



Outra análise curiosa é quando observamos o tempo, ou a quantidade de vezes, que cada um permaneceu numa posição da classificação geral: 


Por este critério, o melhor classificado em posições mais altas foi novamente Jacinto Ribeiro (apesar de terminar em 7º no geral), seguido de perto pela campeã Ana Cecília: média 2,5 versus 2,6.
Em terceiro lugar ficaria Christian, o quarto finalista, com média 3,5.
Apesar da média de de 5,5 posições, João Marcelo que amargou a rabeira nas primeiras provas, deu uma arrancada final para terminar em segundo lugar. 

Um quadro interessante é observar o quanto cada GP contribuiu em pontuação na composição dos pontos acumulados.


A título de curiosidade apenas, ainda considerando o número de vezes que cada um ficou em determinada posição na classificação geral a cada corrida, critério este que foi usado como desempate na temporada passada, teríamos o Jacinto Ribeiro com 9 vezes em 1º, sendo que a Ana Cecília foi quem mais ficou em 2º (5 vezes) e André Martin quem mais ficou em 3º (6 vezes).
Se tomássemos a pontuação das corridas que atribui 25 para o 1º, 18 para o 2º e assim por diante até 1 ponto para o 10º, e aplicássemos à quantidade de vezes de cada um nessas respectivas 10 posições, a contagem de pontos desta forma daria 1º lugar para Jacinto, 2º lugar para Ana Cecília e 3º lugar para Christian. 




Conclusão:
Foi uma boa diversão!

Lamento o abandono e a impossibilidade de alguns participantes para deixarem seus palpites a cada GP, mas entendo que cada um tem seus motivos.
Afinal, aqui não é uma obrigação, nada se ganha, além de boa distração antes de curtir o esporte que gostamos: as corridas de automobilismo da Fórmula 1.


Finalmente a longa espera chega ao fim, com o começo da temporada de F1 de 2016 nesta semana.

Serão mais provas (21 em vez de 19), nova equipe (HAAS), mais opção de pneus (ultrasoft, faixa roxa), novas regras confusas...

Veja detalhes e acompanhe a temporada de 2016 na Wikipedia, pelo link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_Fórmula_1_de_2016

Obrigado pela presença e participação.

Bom divertimento em 2106!

2 comentários:

  1. Excelente matéria André!
    Acho que essa foi uma das minhas piores temporadas, apenas um oitavo lugar! Acho que o motor não ajudou hahahhahahhah.... Que venha a temporada 2016, mas você sabe que até eu também estou meio confuso com as regras, enfim....

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Iahuuu!!!!
    Tricampeã!!!!
    Valeu pela matéria, Martin! Muito boa e completa!
    Não esperava vencer nesta temporada. Penso que o fato do Jacinto desistir, contribui e muito para minha vitória. Parabéns a todos nós! Sempre um divertimento e bom competir com vocês, que entendem mais de Formula 1 que eu!
    Abração, turma!!!!

    ResponderExcluir