* As apostas podem ser feitas até o último minuto antes qualifying no campo "Comentários" destinado a etapa.
** A aposta deverá conter: o poleposition, o dono da volta mais rápida e os 10 pilotos que marcam pontos na ordem (1-10).
Pole = 10 pontos / VR = 10 pontos / Cada acerto = 10 pontos (que pode se tornar 20 caso esteja em sequência)
BOA SORTE & BOA APOSTA!!!
**** Novos participantes podem entrar a qualquer tempo. PARTICIPE !!! ( Não há prêmios apenas diversão!!! )
INFORMATIVO BANNER:
D. Ricciardo (Red Bull) D. Kvyat (Red Bull) S. Vettel (Ferrari) K. Haikkonen (Ferrari) F. Alonso (Mclaren)
J. Button (Mclaren) R. Grosjean (Lotus) P. Maldonado (Lotus) N. Rosberg (Mercedes) L. Hamilton (Mercedes)
F. Nasr(Sauber) M. Ericsson (Sauber) N. Hulkenberg(Force India) S. Perez (Force India) F. Massa (Williams)
V. Bottas (Williams) C. Sainz Jr. (STR) M. Verstappen (STR) R. Merini (Manor) W. Stevens (Manor)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Regulamento 2014

Pessoal, estamos nos aproximando para mais uma temporada de palpites...

Chegou a hora de rapidamente sugerirmos novas ideias para o regulamento e estabelecermos uma nova votação!

Então essa semana será para quem quiser apresentar novas ideias e na seguinte votamos!

Quem quiser pode escrever suas ideais para o regulamento na parte de comentários mesmo!

Grande abraço a todos e vamos que vamos!


4 comentários:

  1. bom algumas ideias para o novo regulamento:

    1- O cara que esquecer de palpitar (exceto no seu primeiro palpite do ano) não ficará "zerado", valendo como aposta válida o palpite da etapa anterior! (viu só pai e betão... como queriam).

    2- O cara tem que acertar na mosca a ordem dos pilotos. Se o cara colocar o piloto como sétimo e o cara chegar em oitavo, errou!

    3- Fim do secador!

    4- O cara tem até 20 minutos antes da qualy para fazer sua aposta, e não mais duas horas antes.

    Por enquanto é isso....

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom dia,
    Flávio e participantes
    óia, por mim, ficaria até do mesmo jeito, pura diversão,mas como os magnatas e entendidos de F1 acham e resolveram que, dando o dobro de pontos para o vencedor da última corrida da temporada, é uma boa tentativa de manter o campeonato sem decisão até o fim , minha ideia:
    - dobrar os pontos aqui dos acertadores... na última corrida!
    para o momento, é só , Abração...

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Boa temporada para todos!

    Já que nossa função é palpitar, vamos começar dando palpites nas sugestões já apresentadas.

    1- Concordo com o Felisberto que como estava já nos divertimos muito.

    2- Acho que a idéia de dobrar pontos é um artifício que não resolve muito. É algo parecido como trocar o esquema de pontuação da da F1 de 9-6-4-3-2-1 para 10-6-4-3-2-1 ou 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, ou seja, em teoria ajudaria os menos pontuantes, mas na prática só faz aumentar a diferença de pontos dos que estão na frente para os que vem atrás, isto é, acaba surtindo efeito contrário ao desejado. O prêmio de uns se torna castigo ainda maior para os outros. Além de complicar o acampanhamento dos cálculos a cada corrida. E se a pontuação for dobrada só no finalzão, aí vai dar bastante margem para acontecer coisas parecidas com a que vimos com Portuguesa e Fluminense: quem não ia cair cai, e quem estava rebaixado sobe...

    3- A idéia de bônus por acerto, lembra o sistema de boliche, em que temos o strike (X) e spare (/) de dobrar tudo ou só os melhores pontos. Mas ainda acho que vai complicar os cálculos e conferências, se aplicados ao bolão. Porém, é perfeitamente aplicável no caso de "falha" ou "w.o." na rodada seguinte, pra replicação de palpites, como sugerido pelo Flavio. Pode não ser o melhor palpite do participante que ele faria para aquela próxima corrida, mas seguramente é melhor do que zerar ou não arriscar nada, pois é muito provável (e a prática tem mostrado esta tendência), dos palpiteiros manterem suas apostas bastante parecidas a cada rodada, sempre nos mesmos caras de sua preferência com pouca variação nas posições. Portanto, vejo um ganho se adotada esta regra de assumir o "default" da última aposta feita para as rodadas seguintes. Ou seja, se você não quiser mudar nada e quiser repetir o mesmo palpite feito anteriormente, nem precisa comparecer para apostar: a aposta anterior segue valendo. Em tese, isto permitiria um participante fazer um único palpite completo, válido para todas as provas da temporada, sem alterações, e só conferir no final como se saiu assim. Também resolve o problema do zerado (obviamente ainda existiria para as primeiras provas para quem começar com a temporada em curso) ou da punição por atraso (algumas vezes injusta por questão de minutos).

    4- Aprovo a extinção do secador. O conceito ficou confuso e discriminatório, não permitindo mudança de opinião ao longo da temporada. E influiu muito pouco na pontuação.

    5- Limite de tempo para validar aposta: sim, precisa ter um, para evitar "espertinhos" tomar alguma vantagem com informações privilegiadas da prova/qualify em andamento. Acho que 2h era demasiado, principalmente nas provas da madrugada! Noutro site de apostas (http://www.corridadeformula1.com/bolao-da-f1/) era até 1h antes. Por que 20min? Pode ser até 30min antes, ou 15min... Tudo bem. Mas acho que cabe alguma tolerância por variações de relógio pra relógio. De qualquer forma, por qualquer imprevisto que o palpireiro encontre, a regra do "default" acima (de prevalecer a jogada da rodada anterior em caso de não comparecimento em tempo) já pode servir de consolo em caso de atraso.

    6- A exatidão de "acertar na mosca", pode levar à baixa pontuação geral. Concordo que possa valer pontos extras ("strike"), mas a proximidade de uma ou duas posições penso que deve ser premiada também. O sistema do outro bolão que eu citei (http://www.corridadeformula1.com/bolao-da-f1/) dava 3 pontos se o piloto que você relacionou chegasse uma posição à frente ou atrás da que você apostou, e 2 pontos caso ele chegasse duas posições diferentes, e 10 pontos para a posição exata (e acho que além de mais 5 pontos para cada mais de um acertados em sequência). Na prática isto se chamaria premiar por aproximação, estimulando que você melhore sua calibragem sem punição (nenhum ponto). Traduziria por "seu palpite foi quase bom, por isto merece alguns pontinhos".

    [continua...]

    ResponderExcluir
  4. [...continuação]

    7- Volto a sugerir que se dê pontos por número de pilotos acertados entre os pontuantes, independentemente de acertar ou não sua posição de chegada. Isto demonstra uma boa avaliação do palpiteiro na hora de escolher aqueles que não pontuarão naquela corrida, o que já é uma tarefa difícil quando você tem uma temporada equilibrada, com os carros mais ou menos iguais, e com bons pilotos todos merecedores, competitivos e em boa fase. Assim, poderia se dar pontos extras para a quantidade de pilotos apontados dentre os 10 finalistas da corrida, independentemente do acerto na ordem da chegada. Isto pode ser um ingrediente a mais de verificação de acertos de palpites. Algo parecido a você acertar se o time vai ganhar, perder ou empatar, sem dizer com exatidão qual será o placar.

    8- Em vez só o piloto da "Pole Position", poderia ser feita uma lista para os 10 posicionados no Grid (fim do qualify G3) e outra para os 10 na zona de pontos (fim da corrida). A lógica sugere que a primeira poderia ser indicativo da segunda, mas a prática mostra que temos sempre surpresas. A possibilidade de apontar as duas listas (mesmo que alguns prefiram repetir - e aqui também caberia o conceito do "default" anterior), poderia evitar aquele "fantasma dos zero pontos" e poderia ser entendido como uma forma de "dobrar os pontos" mas de forma justa e alternativa.

    9- Não sei será fácil obter esta informação para conferência a cada corrida, mas além do piloto que marca a "Volta Mais Rápida", poderíamos também palpitar para o piloto que ficou "Mais Voltas na Liderança", como se pontua na F-Indy. Numa F1 monótona e com domínio de um único Vettel, isto é irrelevante e redundante; mas numa F1 competitiva, pode ser revelador e sintomático, apontando que você reconhece pilotos que são bons de prova, mas equipes sem confiabilidade a cada prova.

    Abraço e boa sorte a todos.
    O ano finalmente vai começar em 16 de março!!! Ueba!

    ResponderExcluir